bole-bole

Designação comum de plantas herbáceas do género Briza, da família das Gramíneas.
As plantas do género Briza são plantas anuais ou vivazes, com folhas planas. As flores dispõem-se em panículas, com as glumas geralmente ovado-orbiculares. As espiguetas são ovais a oblongas, multifloras, comprimidas e pendentes. O fruto é uma cariopse. A espécie Briza maxima, conhecida por bole-bole-maior, é uma planta anual de raiz fibrosa, inflorescências simples, espiguetas grandes e uma panícula frouxa. É comum em Portugal nos locais secos, pobres e arenosos de todo o país.
A espécie Briza minor, também designada bole-bole-menor, é também uma planta anual, mas de inflorescências compostas e espiguetas muito mais pequenas, ovado-orbiculares. Encontra-se especialmente em locais húmidos de todo o território.
A espécie Briza media, também designada bole-bole-intermédio, é uma planta vivaz rizomatosa, de inflorescências compostas e com espiguetas ovado-orbiculares e de tamanho intermédio. Encontra-se nos lameiros e terrenos incultos da Beira e de Trás-os-Montes.
Como referenciar: bole-bole in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 02:07:20]. Disponível na Internet: