bomba calorimétrica

Uma bomba calorimétrica consiste num dispositivo para determinar o calor de combustão de compostos orgânicos. É constituída essencialmente por uma câmara de combustão, onde os reagentes são colocados (oxigénio sob pressão e a substância-problema). A câmara de combustão é colocada num copo isolado o melhor possível, do ambiente, contendo uma quantidade de água conhecida.
Inicia-se a reação aquecendo a amostra através de uma corrente elétrica que passa por um fio, geralmente de ferro. A reação de combustão é exotérmica e consequentemente aquecerá a água que circunda a câmara. A variação da temperatura em função do tempo é determinada pelo termómetro de precisão, obtendo-se um gráfico que relaciona estas duas grandezas.
Como todo o calor libertado foi utilizado para elevar a temperatura da água, pode-se calcular o calor de combustão a partir da equação: , onde representa o calor de combustão, a elevação de temperatura e C a capacidade.
Esta última é calculada pela soma total das capacidades do sistema.
Como referenciar: Porto Editora – bomba calorimétrica na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 19:27:25]. Disponível em