Booker Prize

O Booker MacConnell Prize, vulgarmente conhecido por Booker Prize, é hoje reconhecidamente considerado como um dos mais famosos prémios literários de todo o mundo e dos mais prestigiantes para os escritores de língua inglesa.
Patrocinado pela Booker MacConnell plc - um grupo internacional de empresas ligadas à distribuição alimentar e à agricultura - e administrado pela Nacional Book League ou Book Council no Reino Unido - uma instituição independente que se dedica à promoção e divulgação da escrita e da leitura de livros em língua inglesa -, o "Booker Prize" é atribuído anualmente desde 1969, premiando o destaque de obras em língua inglesa, aumentando o estatuto e reconhecimento dos respetivos autores e contribuindo para a divulgação e venda dos diversos livros premiados.
Qualquer autor, cidadão do Reino Unido, da República da Irlanda, da África do Sul, do Paquistão ou da chamada British Commonwealth é elegível para ganhar o prémio, mas a novela a concurso tem, obrigatoriamente, que ser publicada em língua inglesa e inicialmente editada no Reino Unido. O prémio atribuído em dinheiro corresponde a cerca de 20 000 libras esterlinas, recebendo também os restantes nomeados não premiados à volta de 1000 libras.
O painel de juizes nomeados para a decisão de atribuição deste prestigiado prémio é, normalmente, constituído por cinco pessoas, quase sempre editores literários, críticos, novelistas, académicos e celebridades não-literárias que, pelos seus créditos conferem grande credibilidade ao concurso. Estas personalidades anunciam uma pequena lista de finalistas (candidatos), constituída, normalmente, por cinco livros - publicados, obrigatoriamente, no ano anterior ao concurso - umas quatro ou cinco semanas antes da cerimónia, na qual é, então, finalmente e pela primeira vez, revelado o nome do vencedor.
A atribuição do Prémio está envolvida num magnífico cocktail anual - um prestigiado e concorrido evento gastronómico - que transforma esta cerimónia de entrega numa autêntica gala, celebrada no London's Guildhall, transmitida em direto pela televisão.
Pela espetacularidade da cerimónia e pelo prestígio alcançado com a atribuição do prémio, o Booker é visto como uma das mais gloriosas instituições inglesas; uma instituição cultural de incomparável influência no mundo literário.
Pela capacidade demonstrada de promover nomes, obras e textos de leitura em língua inglesa e pela mundialmente reconhecida fama e prestígio, em 1992 a Booker MacConnell entrou em parceria com o Grupo The Tetra Pak Laval, na Rússia, para criar o Booker Prize Russo.
Pelo incentivo que tem dado à divulgação, interna e externa, da literatura em língua inglesa e pelo sucesso claramente atingido e em contínua expansão, o Booker Prize é hoje um dos mais procurados e ambicionados prémios.
Como referenciar: Booker Prize in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 06:16:28]. Disponível na Internet: