borracheira

Designação comum de plantas arbóreas do género Ficus da família das Moráceas.
As plantas da espécie Ficus elastica são árvores monoicas de crescimento muito rápido, podendo atingir cerca de 12 metros de altura, com casca acastanhada.
As folhas são grandes, espessas, persistentes, verdes, brilhantes na página superior, oblongo-elípticas, inteiras e estipuladas. Esta espécie é também vulgarmente conhecida por árvore-da-borracha ou figueira-da-borracha. As flores dispõem-se num recetáculo com a forma de pera. Nas flores masculinas o perianto é formado por três segmentos enquanto que nas femininas o perianto é pentâmero. A infrutescência é um sicónio, oblongo-ovoide e séssil.
São plantas que exigem climas quentes, com elevada humidade relativa e temperatura próxima dos 25 graus centígrados. O porte das árvores depende do clima e da fertilidade do terreno.
A espécie Ficus elastica foi descoberta no Oriente e hoje abunda no Nepal e Birmânia. Esta espécie é muito cultivada em Portugal, de há cerca de 20 anos para cá, em vasos e potes como planta ornamental de interior.
Como referenciar: borracheira in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 06:14:51]. Disponível na Internet: