Borussia Dortmund

O clube alemão de futebol BV 09 Borussia Dortmund foi fundado a 19 de dezembro de 1909, em Dortmund, por um grupo de sete rapazes que se juntou nesse dia para formar uma equipa de futebol.
O passo seguinte, a posse de um campo vedado para tornar possível a inscrição na Associação Oeste-Alemã, foi dado graças a uma união com três outros clubes.
Em 1926, já com o equipamento preto e amarelo que ainda hoje utiliza, o Borussia ascendeu à I Divisão alemã. No entanto, só trinta anos depois foi conquistado o primeiro título, com a vitória no campeonato alemão de 1955/56. Logo na temporada seguinte, o Borussia voltou a ser campeão.
Em 1963, viveu um novo ano de glória com a conquista do terceiro campeonato germânico, na altura já denominado Bundesliga, e também com a goleada imposta ao Benfica (5-0), então bicampeão europeu. Na temporada 1964/65, o clube alemão chegou à meia-final da Taça dos Campeões Europeus.
Finalmente, em 1965/66 chegou a glória europeia com o triunfo na Taça dos Vencedores das Taças, importante competição europeia de clubes. Na final, o Borussia Dortmund derrotou o Liverpool de Inglaterra por 2-1 e assim se tornou na primeira formação alemã a vencer uma taça europeia.
No entanto, apesar do futebol alemão ter entrado numa fase de grande fulgor, o Borussia decaiu imenso e em 1972 desceu à II Divisão alemã, onde se manteve durante quatro anos. Entretanto em 1974 passou a jogar no novo estádio, o Westfalenstadion, construído mesmo ao lado do antigo Rote Erde.
Em 1986 o advogado Gerd Niebaum assumiu a presidência do clube e transformou-o numa grande empresa, através da injeção de bastante dinheiro. Em 1989 surgiram os primeiros triunfos da nova era com a vitória da Taça da Alemanha e, dois anos depois, tomou conta da equipa o treinador Ottmar Hitzfield. O clube de Dortmund entrou então no melhor período do seu historial e enriqueceu o palmarés com dois triunfos consecutivos na Bundesliga: 1994/95 e 1995/96. Mathias Sammer era a estrela da equipa e foi considerado o melhor futebolista da Europa em 1996.
Na temporada seguinte, o Borussia de Dortmund atingiu o auge com o triunfo na Liga dos Campeões, após derrotar na final a Juventus de Itália por 3-1. O português Paulo Sousa era uma das estrelas da equipa, ao lado de Andreas Moller, um dos históricos do clube. A equipa conquistou ainda nessa temporada a Taça Intercontinental.
Posteriormente, o Borussia atravessou uma crise de resultados que quase o levou a descer de divisão em 2000. Entretanto, a equipa passou a ser treinada por Sammer e recuperou o prestígio. Em 2001/2002 o clube voltou a conquistar a Bundesliga e atingiu a final da Taça UEFA, onde foi batido pelos holandeses do Feyenoord. Posteriormente entrou numa profunda crise financeira..
Como referenciar: Porto Editora – Borussia Dortmund na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-01 07:59:00]. Disponível em