Botafogo

Clube brasileiro de futebol, o Botafogo de Futebol e Regatas foi fundado a 8 de dezembro de 1942, como resultado da fusão do Clube de Regatas Botafogo e do Botafogo Football Club, ambos do Rio de Janeiro.
Em 1948 foi conquistado o primeiro título, ao sagrar-se campeão estadual do Rio de Janeiro após bater na final o favorito Vasco da Gama.
Nas décadas de 50 e 60 Botafogo viveu um dos seus períodos áureos, tendo contado com a prestação de craques, como Garrincha, Didi ou Zagallo. Com este trio de futebolistas conseguiu conquistar diversos campeonatos estaduais. O Botafogo foi ainda um dos clubes que mais jogadores cedeu às seleções do Brasil que conquistaram os títulos mundiais de 1958 e 1962. Em 1967 e 1968 o Botafogo triunfou duplamente no campeonato Guanabara e no campeonato carioca, mas estava a iniciar um período de declínio. Após ter sido vice-campeão carioca em 1971 e vice-campeão brasileiro no ano seguinte, o Botafogo desapareceu do registo de conquistadores de títulos.
O Botafogo viu-se, entretanto, envolvido numa grave crise financeira e em 1977 teve de vender a sede para pagar dívidas. O clube acabou por se mudar para os subúrbios do Rio de Janeiro.
O clube só regressou aos grandes momentos a 21 de junho de 1989 quando reconquistou o campeonato do Rio de Janeiro, ao bater na final o Flamengo por 1-0. No ano seguinte repetiu o triunfo no torneio estadual.
Em 1993 aconteceu um dos momentos altos do historial deste clube do Rio de Janeiro, tendo ganho a Taça Conmebol, uma das mais importante provas de futebol sul-americano.
Em 1995 o Botafogo conquistou o seu único campeonato brasileiro, com uma equipa onde alinhavam Túlio, Gonçalves e Donizete. Ainda nesse ano conquistou a Taça Guanabara. 1995 ficou ainda marcado pelo regresso do Botafogo à sua sede histórica.
Em 1997 o Botafogo ganhou mais um campeonato estadual do Rio de Janeiro, mas entrou de novo em crise desportiva, que levou à descida à segunda divisão do campeonato brasileiro, após ter ficado em último lugar no campeonato de 2002.
Como referenciar: Botafogo in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-07 15:43:17]. Disponível na Internet: