Bovídeos

Família de animais mamíferos da ordem dos artiodáctilos com cinquenta géneros e cento e vinte espécies.
Esta família é constituída pelo grupo mais representativo dos mamíferos ungulados. Os animais apresentam geralmente cornos persistentes e algumas espécies como os bovinos, ovinos e caprinos estão domesticados. Os Bovídeos apresentam um par de dedos na extremidade de cada pata e um grande estômago com quatro cavidades.
No decurso da sua evolução os Bovídeos selecionaram os elementos mais úteis para escaparem aos seus predadores, defendem-se em casos extremos e aproveitam ao máximo os recursos naturais na sua alimentação, são herbívoros ruminantes. A posição inguinal das mamas faz parte de uma adaptação à corrida, porque o balanço ventral é menor que as deslocações verticais do peito durante o galope. Possuem um par de chifres, quase sempre permanentes e nunca ramificados, cobertos por um revestimento córneo. O ouvido e olfato são bastante desenvolvidos e os pavilhões auditivos, tubulares e móveis, são por vezes grandes. O estômago com quatro cavidades permite-lhes armazenar, em pouco tempo, uma grande quantidade de alimentos. Normalmente a dentição consta de trinta e dois dentes com grandes diastemas.
A família dos Bovídeos apresenta dez subfamílias: celapofíneos - constituída por animais de média ou pequena estatura, com cabeça comprida e delgada. Ambos os sexos possuem chifres pequenos e cónicos; neotraguíneos - animais com cauda e cascos rudimentares, e focinho curvo e achatado em forma de tromba; traguelafíneos - animais com chifres longos, em espiral, e um grande focinho desprovido de pelos; bovíneos - animais ungulados de grande estatura; alcelafíneos - grandes antílopes de cabeça alongada e de focinho achatado. Quer os machos quer as fêmeas apresentam chifres; hipotraquíneos - antílopes de grande estatura, com chifres anelados e compridos; reduncíneos - animais geralmente aquáticos vivendo nas margens dos rios e vizinhança de lagos. Os machos apresentam chifres com anéis característicos. O focinho é grande e os cascos laterais são bem desenvolvidos; antilopíneos - animais com membros finos e compridos. Possuem chifres anelados e focinho peludo; saiguíneos - constituída pelo único antílope europeu. Apresenta um focinho prolongado que forma uma espécie de tromba; e, finalmente, capríneos - animais de chifres com secção triangular, estriados em espiral.
Bois, carneiros e antílopes são exemplos de animais desta família.
Como referenciar: Bovídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 11:30:34]. Disponível na Internet: