brainstorming

Brainstorming é uma técnica de criatividade em grupo inventada por A. F. Osborn, em 1963, que deve ser aplicada a grupos de pessoas devidamente organizados.
Nas sessões pretende-se sobretudo que as pessoas aumentem a sua capacidade de criar e inovar, através da discussão de temas lançados pelos elementos que constituem os grupos. Como se pretende uma diminuição das limitações sentidas em termos de criatividade os temas escolhidos podem ser os mais variados e, à partida, sem sentido como, por exemplo, podem discutir acerca de instrumentos de uso pessoal ou acerca de aparelhos de cozinha.
De acordo com o tipo de pessoas e a dificuldade do tema, cada sessão pode durar apenas alguns minutos como até várias horas. Cada grupo (entre 6 a 12 pessoas) possui um líder que tem dois objetivos principais: fazer com que os participantes cumpram as regras estipuladas e proporcionar um ambiente descontraído e propício à criação de novas ideias (uma ideia surge da capacidade de criatividade e da liberdade de pensar e falar, sentida por cada um de nós).
A técnica brainstorming rege-se por quatro regras essenciais: a primeira dita que as sugestões colocadas pelos participantes nunca podem ser criticadas e anuladas da discussão; a segunda estipula que as ideias bizarras devem ser encorajadas; a terceira estabelece que a quantidade de ideias deve prevalecer à sua qualidade; e, por último, a quarta regra estabelece que a propriedade intelectual de cada um não deve ser respeitada.
O roteiro da "aula" de brainstorming segue sempre da mesma forma. Em primeiro lugar os participantes devem sentir-se à vontade e todos se devem ver. Em segundo, o líder do grupo deve escolher um dos temas propostos pelos grupos e o processo deve começar passando a palavra um a um, de forma a que o ritmo se mantenha e que todos falem. Todas as ideias apresentadas pelos participantes são válidas e devem ser anotadas, desde que sejam bem definidas.
O participante que não tenha uma ideia deve passar a sua vez dizendo "passo" e a sessão terminará quando todos esgotarem os seus "leques" de ideias.
Como referenciar: brainstorming in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-01 20:52:57]. Disponível na Internet: