Bratislava


Aspetos Geográficos
Cidade e capital da Eslováquia, Bratislava situa-se no Sudoeste do país, perto das fronteiras austríaca, húngara e checa, sendo atravessada pelo rio Danúbio. Os Pequenos Cárpatos (parte da cordilheira dos Cárpatos) começam no território da cidade. É a única capital do mundo que praticamente faz fronteira com dois países (Áustria e Hungria), ficando a apenas 50 km de Viena. Possui cerca de 446 000 habitantes (2005).

História e Monumentos O primeiro dado histórico sobre a cidade remonta ao Neolítico. Mais tarde, em 400 a. C., os celtas viveram nesta região, havendo conhecimento de uma cidade fortificada em 125 a. C. No primeiro século depois de Cristo a fronteira do Império Romano passava pelo meio da cidade atual. Bratislava fez parte da Hungria entre 906 e 1918, altura em que a Checoslováquia se tornou independente. Foi-lhe então dado o atual nome, derivado de Bretislav, o fundador eslavo do século V. Após as invasões turcas, a cidade foi capital da Hungria entre 1541 e 1784. De 1919 a 1934 foi parte da Checoslováquia, altura em que se tornou capital da Eslováquia. Porém, em 1945, voltou a ser parte da Checoslováquia, até 1993, ano em que a Eslováquia reconquistou a independência. Entre os seus principais monumentos, destaque para a catedral gótica de S. Martinho (séculos XIV-XV), onde foram coroados diversos reis húngaros, e para a Universidade Komensky (datada de 1467). Existe ainda o Castelo de Bratislava, que foi a acrópole de uma cidade celta, passou por diversos usos e foi alvo de destruição, sendo reconstruído nos anos 50. Outro castelo importante é o Castelo Devín, agora em ruínas.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Alguns dos locais turísticos de maior destaque são a Câmara da Cidade, que possui o museu da cidade fundado em 1868; a igreja franciscana, datada de 1297; o Teatro Nacional Eslovaco; e a Porta Miguel, do século XVII. A zona histórica tem diversos palácios barrocos, um deles, o Palácio Grassalkovich (do século XVIII), é a residência do presidente eslovaco, tendo o governo sede no Palácio Arcebispal, a antiga residência do arcebispo de Esztergom. A cidade mantém um espírito cosmopolita e alberga diversos festivais e feiras, sendo famosa pela sua vida noturna e fontes de divertimento.

Economia
Centro cultural, político e económico do país, Bratislava é sede de diversas universidades e de instituições culturais e educacionais, entre outras. A economia da cidade é próspera, principalmente ao nível dos serviços, destacando-se ainda a engenharia e as indústrias química e elétrica. Nos anos mais recentes, a cidade tem recebido diversos centros de companhias de alta tecnologia como a IBM, a Dell ou a SAP.
Como referenciar: Bratislava in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 03:29:08]. Disponível na Internet: