breakdance

Estilo de dança também conhecido por B-Boying, teve nos anos 80 a expressão de fenómeno mundial. Destacaram-se grupos como os Rock Steady Crew, os Dynamic Rockers ou os NYC Breakers, nomeadamente através de filmes como Flashdance (1983) ou Beat Street (1984).
Assumindo na sua essência a ligação ao rap e ao hip hop, o breakdance é executado através de gestos bruscos e por vezes acrobáticos, dos quais se destacam os movimentos ondulatórios do corpo, a rotação do corpo apoiado apenas na cabeça ou nas costas, os movimentos das pernas tipo moinho de vento ou o arrastamento dos pés.
É também de assinalar o carácter competitivo de que se reveste o breakdance. Nas áreas nova-iorquinas do South Bronx ou Harlem, grupos organizados de jovens juntam-se na rua para competições de breakdance. Numa batalha de breakdance o objetivo é derrotar o oponente, sendo mais criativo e inovador nos movimentos da dança.
Como referenciar: breakdance in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-24 22:33:42]. Disponível na Internet: