Brian Jones

Balonista inglês nascida a 27 de março de 1947, em Bristol, Inglaterra. Desde a juventude teve um grande fascínio pela aviação e aos 16 anos aprendeu a voar. Mais tarde, passou treze anos na Royal Air Force (força aérea britânica), onde também aprendeu pilotar helicópteros. Quando deixou a força aérea passou para o setor da aviação comercial, pilotando aviões de carga. Pouco entusiasmado com esta experiência, mudou de vida e passou a trabalhar por conta própria. Assim, começou a vender chávenas e pires para hotéis e bares. Mas quando o negócio começou a correr mal, em 1989, decidiu voltar a mudar de vida. Em 1986, Brian Jones tinha começado a interessar-se pelo balonismo e, na altura, tirou a licença de voo de balões comerciais. Assim, três anos depois, resolveu tornar-se instrutor de voo e, mais tarde, examinador.
Brian Jones acompanhou desde a primeira hora, em 1993, o projeto Breitling: tentar dar a volta o mundo de balão sem escalas. Foi escolhido para piloto suplente e assim fez todo o treino para a viagem, acumulando centenas de horas de voo. Nas duas primeiras tentativas, em 1997 e 1998, foi um dos líderes da equipa que acompanhou a viagem a partir de terra. Depois, foi um dos organizadores do voo do balão Breitling Orbiter 3, destinado a tentar dar a volta ao mundo sem escala. Dirigiu o projeto e foi o responsável pela construção da cabine e dos sistemas de voo.
Brian Jones acompanhou Bertrand Piccard na viagem e ambos fizeram o primeiro voo em balão à volta do mundo sem paragens, numa aventura iniciada a 1 de março de 1999 e completada a 21. Na prática de balonismo, foi o mais longo voo em termos de duração e distância. Ao todo foram percorridos 45 755 quilómetros em 19 dias, 21 horas e 47 minutos. A saída aconteceu na Suíça e a chegada no deserto do Egito. Foi considerada a última grande aventura do século XX.
Ainda em 1999, Jones e Piccard escreveram um livro sobre o voo chamado A Volta ao Mundo em 20 Dias.
Como referenciar: Porto Editora – Brian Jones na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-22 09:17:10]. Disponível em