Brittany Murphy

Atriz norte-americana, Brittany Anne Murphy nasceu a 10 de novembro de 1977, em Atlanta, Georgia. Faleceu a 21 de dezembro de 2009. Começou a atuar aos nove anos de idade, no teatro regional, e aos treze anos já aparecia em anúncios de televisão, tendo, inclusive, um agente. Nessa altura, mudou-se com a sua mãe para a Califórnia, onde conseguiu o seu primeiro papel na televisão, no programa Blossom (1991). No mesmo ano, protagonizou a série Drexell's Class. Em 1993, estreou-se no cinema em Family Prayers (O Judeu), um drama sobre uma família disfuncional e, em 1995, teve a sua primeira grande oportunidade no cinema, na comédia Clueless (As Meninas de Beverly Hills), onde representou o papel de uma das amigas de Alicia Silverstone. Entrou em outros filmes menores como Freeway (Autoestrada do Inferno, 1996), entre outros, mas, aos poucos, foi demonstrando ter talento e versatilidade, provando não ser apenas uma atriz de comédias, como acabou por acontecer ao desempenhar um papel no telefilme dramático David and Lisa (1998), uma história sobre dois adolescentes perturbados. A sua interpretação neste filme trouxe-lhe uma nomeação para Melhor Atriz Revelação. Por esta altura, criou também um grupo de música intitulado Blessed Soul, de que foi vocalista.
Em 1999, participou em Drop Dead Gorgeous (Linda de Morrer), com Kirsten Dunst e Ellen Barking, a que se seguiu, no mesmo ano, Girl, Interrupted (Vida Interrompida), um drama baseado numa história real passada numa instituição psiquiátrica, onde atua ao lado de Winona Ryder e Angelina Jolie. Em 2001, entrou, com Michael Douglas, no thriller Don't Say a Word (Não Digas Nada) e, no mesmo ano, atuou ao lado de Drew Barrymore, no papel de sua melhor amiga em Riding in Cars with Boys (Os Rapazes da Minha Vida). Em 2002, representou no filme de Curtis Hanson 8 Mile, sobre o mundo do rap, onde fez de Alex, a namorada de B-Rabbit (Eminem) e, no ano seguinte, na comédia Just Married. Seguiram-se participações em Uptown Girls (Meninas Bem, 2003) e Little Black Book (2004).
Como referenciar: Brittany Murphy in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 05:47:49]. Disponível na Internet: