Brönsted

Fisico-químico dinamarquês, Johannes Nicolaus Brönsted nasceu a 22 de fevereiro de 1879, em Varde, na Dinamarca, e morreu a 17 de dezembro de 1947, em Copenhaga, também na Dinamarca.
Licenciou-se em Engenharia em 1899 e três anos mais tarde obteve a licenciatura em Química. Em 1908, doutorou-se pela Universidade de Copenhaga.
Após o seu doutoramento, foi nomeado professor de Química-Física na mesma Universidade, tendo-se distinguido com a publicação de trabalhos muito importantes sobre a determinação de afinidades químicas, de calores específicos e de solubilidades. Trabalhou ainda sobre cinética de reações nomeadamente ao nível da catálise e interação de iões em solução.
No entanto, a sua contribuição mais conhecida foi a teoria protónica de ácidos e bases, elaborada em 1923, a célebre Teoria de Brönsted, que foi simultânea e independentemente desenvolvida por Thomas Lowry, químico britânico. Segundo esta, ácido é toda a substância capaz de ceder protões e base é toda a substância capaz de captar protões, isto é, os ácidos são doadores de protões e as bases são aceitadoras de protões. A teoria só é aplicada no caso em que o solvente é a água ou outro solvente prótico.
Brönsted, entre 1921 e 1935, atingiu uma grande reputação internacional, atraindo vários investigadores estrangeiros para a realização de trabalhos em colaboração, como é o caso da separação de isótopos de mercúrio e cloro e o estudo das relações entre a força iónica e os coeficientes de atividade química.
Como referenciar: Brönsted in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-23 04:39:18]. Disponível na Internet: