brucelose

A brucelose é uma zoonose, isto é, uma doença que afeta sobretudo os animais mas que também é transmissível ao homem. Esta infeção apresenta uma ampla distribuição a nível mundial, tendo uma particular incidência na região mediterrânica, Ásia ocidental e em determinadas zonas de África e América latina.
O agente infecioso responsável por esta doença são certas espécies de bactérias, pertencentes ao género Brucella, nomeadamente, Brucella abortus (afeta o gado bovino, sendo a que apresenta uma mais ampla distribuição), Brucella mellitensis (afeta ovinos, caprinos e o homem), Brucella Canis (afeta canídeos e, raramente, o homem), Brucella suis (afeta gado porcino), Brucella ovis (afeta gado ovino) e, mais recentemente, a descoberta de Brucella maris, que infeta os mamíferos marinhos, alargando ainda mais o alcance ecológico desta doença.
A transmissão da brucelose ocorre unicamente no sentido animal ® homem. As principais vias de infeção são o manuseamento direto de tecidos ou órgãos de animais infetados (sendo por isso considerada uma doença ocupacional, que afeta, sobretudo, agricultores, veterinários e funcionários dos matadouros) e a ingestão de leite cru e seus derivados frescos, feitos a partir de produtos provenientes de animais infetados. Os principais sintomas da brucelose humana são febre alta, dores de cabeça, suores abundantes, dores articulares e fadiga acentuada. A duração da doença varia, prolongando-se por algumas semanas, mas não deixando, no entanto, qualquer sequela se for corretamente tratada. Não existe ainda uma vacina efetiva contra esta infeção.
A brucelose humana é uma doença de declaração obrigatória em Portugal (portaria n.º 766/86 e 40/93).
A prevenção da doença realiza-se, sobretudo, pelo controle da infeção nos animais (única fonte de contágio), implementação de precauções higiénicas para limitar a exposição durante a manipulação de tecidos e outras partes do corpo de animais infetados (por exemplo, nos matadouros), pelo tratamento térmico (pasteurização ou, pelo menos, uma fervura efetiva) do leite, assim como pela elaboração de produtos lácteos derivados apenas com leite tratado, por forma a eliminar o agente infecioso.
Como referenciar: brucelose in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 18:08:07]. Disponível na Internet: