Buxáceas

Família de dicotiledóneas que se distribui por cinco géneros e cerca de 100 espécies. As espécies desta família podem ser ervas, arbustos e árvores. Os arbustos, muito ramificados, podem ultrapassar excecionalmente a altura de cinco metros.
As Buxáceas (Buxaceae) distribuem-se pelas regiões temperadas a tropicais.
As folhas das plantas desta família são sempre verdes e têm um comprimento que varia entre os dez e trinta milímetros. São folhas, geralmente, alternas ou opostas, com pequenos pecíolos, simples, inteiras e sem estípulas. As flores são solitárias ou dispõem-se em inflorescências, normalmente, tipo racimo ou espiga, com brácteas nas axilas. São pequenas, unissexuais, actinomorfas. O perianto é, normalmente, sepaloide. As flores masculinas possuem quatro a numerosos estames, livres. Nas flores femininas encontram-se, normalmente, três carpelos O ovário é súpero e, geralmente, trilocular, com dois óvulos por lóculo.
O fruto é, geralmente, seco, e uma cápsula loculicida.
É uma família que não é muito grande, mas está amplamente distribuída e as suas espécies são utilizadas para fins ornamentais, como, por exemplo, Buxus sempervirens, conhecido como buxo.
Como referenciar: Porto Editora – Buxáceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-19 09:13:14]. Disponível em