Cab Calloway

Cantor jazz norte-americano nascido a 25 de dezembro de 1907, em Rochester, Estados Unidos da América, e falecido a 18 de novembro de 1994.
As suas carismáticas atuações no Cotton Club ofuscavam, por vezes, a sua banda, sempre de uma qualidade impressionante. Irmão de Blanche Calloway, cantor que teve algum êxito no princípio do século XX, Cab cresceu em Baltimore, ingressou na Faculdade de Direito, mas cedo desistiu, para se dedicar à música.
Liderou a banda Alabamians, mas apercebeu-se que esta não era suficiente para singrar em Nova Iorque. Ingressa, portanto, na banda The Missourians, que até aqui não se tinha afirmado, e em 1931 surge o seu primeiro êxito, Minnie the Moocher. É o início de uma longa época que se define pela sua ligação ao Cotton Club de Nova Iorque. De facto, as suas atuações ficarão para sempre na história da música, não só pela postura em palco, mas também pela inquestionável qualidade dos músicos que o acompanhavam, Dizzy Gilespie, Cozy Cole, Mario Bauza, entre outros. Era tal o seu impacto, que estes músicos estavam entre os mais bem pagos de toda a indústria musical da época. Em 1942 surge mais um grande êxito, Blues in the Night. Com o fim da era das grandes bandas jazz em 1948, Cab Calloway dissolve a banda, contra a sua própria vontade, continuando a atuar com os Cab Jivers.
Uma vez que George Gershwin se tinha baseado em Cab Calloway para criar a personagem "Sportin' Life" do musical Porgy and Bess, Cab interpretou-a numa nova versão em meados da década de 50 do século XX.
Até ao fim da sua carreira, Cab atuou esporadicamente para os seus admiradores, que nunca se cansaram de o ouvir interpretar Minnie the Moocher.
Como referenciar: Cab Calloway in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 18:59:57]. Disponível na Internet: