Cáceres

Província da Espanha central integrada na Comunidade Autónoma da Extremadura e com a capital na cidade de Cáceres, a segunda maior cidade da Extremadura. Faz fronteira com as seguintes províncias: Salamanca a norte, Ávila a nordeste, Toledo a este, Badajoz a sul e Portugal a oeste.
Tem uma superfície de 19 868 km2. A população absoluta da província de Cáceres é de 412 899 habitantes o que equivale a 0,92% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 20,8 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006). Na província de Cáceres encontram-se várias vilas como a vila de Guadalupe com o mosteiro do século XIV, onde se encontra a famosa Virgem de Guadalupe, e cidades dignas de interesse como Alcántara (com uma ponte romana), Coria (de muralhas bem conservadas e uma catedral gótico-renascentista) ou Plasencia (com duas catedrais para além da atraente parte antiga).
No vale do rio Tejo, o Parque Natural de Monfragüe possui importantes colónias de aves de rapina, enquanto as serras de Las Hurdes são apreciadas pelas suas aldeias pitorescas, gastronomia tradicional e grande beleza. Igualmente atraentes são as aldeias aninhadas entre olivais e pomares da serra de Gata, com várias ruínas e fortalezas medievais.
A capital possui um centro medieval que remonta aos séculos XV e XVI, tendo sido a primeira cidade de Espanha a ser declarada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Como referenciar: Cáceres in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 13:43:07]. Disponível na Internet: