Caldas de Aregos

Estância termal situada junto ao rio Douro, no concelho de Resende. Está indicada para o tratamento de reumatismo, certas dermatoses, bronquites e algumas afeções ginecológicas.
As primeiras referências das termas de Caldas de Aregos remontam ao século XII. Devido às características únicas e atributos curativos apresentadas pelas águas termais, a rainha D. Mafalda ordenou que fosse construída uma albergaria, junto às termas. Esta construção viria a ser precursora de diversos balneários termais que foram surgindo ao longo do tempo. Na década de 90 do século passado, o Balneário Rainha D. Mafalda foi integralmente construído com o intuito de garantir maior conforto e qualidade aos aquistas.
Em 2009, foi construído o Cais Turístico Fluvial de Caldas de Aregos permitindo a acostagem de embarcações de turismo e de recreio, criando todas as condições favoráveis para a prática de desportos náuticos.
A época termal decorre entre 15 de janeiro e 15 de dezembro.
Como referenciar: Caldas de Aregos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-23 02:56:19]. Disponível na Internet: