Caldas de Vizela


Aspetos Geográficos
O concelho de Vizela, do distrito de Braga, localiza-se na Região do Norte (NUT II) e do Ave (NUT III), junto ao rio Vizela, e situa-se a sul de Guimarães, sendo limitado pelos seguintes concelhos: a norte e oeste pelo de Guimarães, a sudoeste pelo de Santo Tirso (distrito do Porto), a sul pelo de Lousada (distrito do Porto), a este e sudeste pelo de Felgueiras (distrito do Porto)e a nordeste pelo de Fafe. Abrange uma área de cerca de 24 km2.
O concelho é composto por sete freguesias: Barrosas (Sta. Eulália), Caldas de Vizela (São João), Caldas de Vizela (São Miguel), Infias, Tagilde, Vizela (Sto. Adrião) e Vizela (S. Paio). Em 2005, o concelho apresentava 23 184 habitantes.
O natural ou habitante de Caldas de Vizela denomina-se vizelense.

História e Monumentos
Anteriormente integrada no concelho de Guimarães, foi aprovada a sua elevação a concelho em março de 1998.
Do património arquitetónico do concelho fazem parte a antiga Igreja Paroquial de Caldas de São Miguel, a Igreja Matriz de Santo Adrião de Vizela, a Ponte Velha de Vizela, sobre o rio Vizela, o Paço de Gominhães e a casa de Sá, com destaque para a capela e para o portal.

Tradições, Lendas e Curiosidades
Em Caldas de Vizela realiza-se uma feira semanal às quintas-feiras.
Quanto às festividades, destacam-se o Senhor da Boa Morte, na Páscoa, e o S. Bento de Peras, a 11 de julho.
No artesanato tem especial relevo o fabrico de alfaias agrícolas.

Economia
O concelho apresenta uma preponderância do setor secundário, tendo como base da sua economia as indústrias têxtil, de confeções e de calçado, a metalurgia e a construção civil, o que não impede a prática de uma agricultura tradicional. Estão também presentes o comércio, os serviços e o turismo, nomeadamente o turismo ligado às termas de Caldas de Vizela.
Como referenciar: Caldas de Vizela in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-15 01:22:57]. Disponível na Internet: