calorímetro

Um calorímetro consiste num aparelho utilizado para medir as quantidades de calor absorvidas ou cedidas através de trocas físicas ou químicas que uma substância sofre. Com o calorímetro mede-se, por exemplo, a troca de temperatura de uma substância de capacidade calorífica conhecida. Por comparação com a água ou diretamente, por meio de novos sistemas eletrónicos, pode-se determinar os calores específicos de substâncias sólidas, líquidas ou gasosas e os calores de transformação de um estado de agregação a outro.
Um calorímetro de bomba é a designação atribuída à montagem usada para medir calores de combustão. É constituído por um forte contentor no qual a amostra é selada com oxigénio em excesso iniciando-se a combustão eletricamente. O calor de combustão a volume constante pode ser calculado com base no aumento de temperatura resultante.
Como referenciar: calorímetro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-23 15:21:33]. Disponível na Internet: