Camaleontídeos

Família de répteis, da ordem dos escamosos, constituída por oitenta e cinco espécies. Os répteis desta espécie são arborícolas insetívoros que habitam a Europa mediterrânica e parte da península arábica até à Índia. Os Camaleontídeos adquiriram uma morfologia especial, tendo o corpo comprimido lateralmente, dedos oponíveis e modificados para funcionar como pinças, cauda longa e preênsil, pálpebras soldadas formando um cone aberto no cimo, cada um dos seus olhos é extraordinariamente móvel e totalmente independente do outro. Desta maneira os Camaleontídeos podem utilizar uma visão binocular para localizar a presa e avaliar a distância. A sua língua viscosa praticamente do tamanho do corpo é projetada na direção da presa captando-a.
A alimentação dos Camaleontídeos é em geral insetívora. Os grandes Camaleontídeos poderão captar pequenos vertebrados, nomeadamente aves.
Uma outra característica dos animais desta família é a faculdade de mudar de cor. As variações de cor correspondem a modificações na disposição de diferentes pigmentos da epiderme e estão ligados ao humor e à cor do meio onde os Camaleontídeos se encontram.
A maior parte das espécies desta família é ovípara.
Como referenciar: Camaleontídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-07 01:47:22]. Disponível na Internet: