Câmbrico

Primeiro período da Era Paleozoica, compreendido entre -540 e -505 milhões de anos. O seu nome deriva de Cambria, o nome latino de Gales. As rochas formadas neste período, largamente dispersas por todos os continentes, contêm o primeiro registo de formas de vida variadas e abundantes. São, na sua maioria, de origem sedimentar e apresentam deposições em mares superficiais que invadiram os continentes em grandes extensões. Alguns destes depósitos têm milhares de metros de espessura.
O Câmbrico foi um período de reduzida atividade tectónica, representando a transição entre a fragmentação continental do final do Pré-Câmbrico e o seu crescimento no posterior Paleozoico, não existindo provas geológicas de colisões entre placas tectónicas nem de elevações montanhosas associadas. A análise de fósseis e dados paleomagnéticos indica que as massas terrestres estavam dispersas mas nenhuma estava localizada nas regiões polares. Um dos maiores continentes de então, Laurência, constituído pelas atuais América do Norte e Gronelândia, estava situado nas zonas equatoriais durante quase todo este período. Um outro continente, Báltica, mais pequeno, estava localizado entre as médias e as altas latitudes do hemisfério Sul, e era constituído pelo atual norte da Europa e Península da Escandinávia. O maior de todos os continentes, Gondwana, estendia-se desde as baixas latitudes norte até às altas latitudes sul e era constituído pelas modernas América do Sul, África, sul da Europa, uma grande parte do Médio Oriente, Índia, Austrália e a maioria da Antártida.
Pensa-se que o clima deste período era mais quente e com menor amplitude térmica que o atual, uma vez que não há vestígios de depósitos glaciais mas uma abundância de depósitos carbonatados, que atualmente são típicos das zonas tropicais do globo.
A paisagem terrestre era bastante desolada, visto não existirem plantas nem animais na superfície; no entanto, a flora marinha estava em grande desenvolvimento, aparecendo as primeiras conchas minerais e esqueletos. Este último grupo foi dominado pelas trilobites, um importante subgrupo dos artrópodes, razão pela qual o Câmbrico é também chamado "Idade das Trilobites". Outros grupos importantes foram as graptolites, braquiópodes, cordados, moluscos, espongiários e algumas formas de algas.
Como referenciar: Câmbrico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 22:43:08]. Disponível na Internet: