canal (teoria da comunicação)

1. Um dos elementos de processo de comunicação: linha de contacto semiótico entre o destinador e o destinatário ou o recetor. Meio que possibilita a transmissão de sinais no processo de comunicação. Suporte físico necessário para estabelecer comunicação entre dois elementos de um sistema, pode ser auditivo, visual ou táctil. A mensagem pode ser enviada por um canal ou, simultaneamente, por vários.
2. Meio através do qual se transmitem mensagens mediáticas. As suas características podem determinar o próprio sentido da mensagem, segundo uma tese avançada por Marshall McLuhan. Os teóricos têm procurado estudar esta relação, analisando o efeito do canal sobre o comportamento da mensagem junto das audiências. O aparecimento das Novas Tecnologias da Comunicação veio ressuscitar o debate sobre a importância do canal no desempenho dos media.
Como referenciar: canal (teoria da comunicação) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-03 20:45:12]. Disponível na Internet: