Cândido Mota

Locutor e apresentador de rádio e televisão nascido em 1942. Ganhou notoriedade a partir de 1979 com o programa radiofónico O Passageiro da Noite.

Iniciou a carreira na rádio, com 17 anos, e foi na Rádio Comercial que alcançou mais sucesso, com programas como o Em Órbita, Dançatlântico e o já referido O Passageiro da Noite. Este último ia para o ar a partir da meia-noite e durante uma hora qualquer pessoa podia telefonar para o programa e falar sobre o que lhe apetecesse, em direto. Cândido Mota pouco intervinha e preferia dar a voz aos ouvintes. O programa foi um marco na história da rádio em Portugal e a fórmula acabou por ser imitada por diversas vezes.
Cândido Mota andou depois algum tempo desaparecido até que regressou em grande com a ajuda de Herman José. O locutor foi chamado para, em voz-off, dialogar com Herman José durante a apresentação do concurso televisivo Roda da Sorte, que começou a ser emitido na Radiotelevisão Portuguesa em 1991.

A partir daí, Cândido Mota acompanhou sempre Herman José nos seus programas televisivos, mesmo quando este trocou a RTP pelo canal privado SIC. Apesar de ter sempre como função a de locutor em voz-off, ocasionalmente Cândido Mota aparece em sketches com Herman José.
Como referenciar: Cândido Mota in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-26 08:52:22]. Disponível na Internet: