cânfora

A cânfora consiste num terpeno oxigenado, volátil, aromático, de cheiro penetrante, de cor branco-acinzentada, cuja fórmula química é C10H16O. A cânfora é pouco solúvel em água, mas dissolve-se facilmente no álcool e no éter. É extraída da canforeira Cinnamomum camphora. A canforeira é um género da família das Lauráceas, originárias da China, de Taiwan e do Japão.
Dela se extrai o óleo de cânfora, que é volátil e a partir do qual se obtém a cânfora, principalmente por destilação da madeira por arrastamento de vapor. Também se pode preparar a cânfora por síntese parcial a partir do pineno contido na essência da terebintina. A síntese a partir do pineno passa pela formação do cloreto de bornilo, para originar finalmente a cânfora.
A cânfora é utilizada em grandes quantidades como plastificante da nitrocelulose na indústria da celulose. Utiliza-se também em medicina (álcool canforado, compressas canforadas, injeções de cânfora), como desinfetante, em produtos contra a traça, em repelentes de insetos e no fabrico de pólvora.

Como referenciar: cânfora in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-23 15:20:37]. Disponível na Internet: