canyoning

O canyoning consiste em descer um canyon (garganta ou desfiladeiro) ou curso de água, recorrendo às técnicas próprias da escalada, como o rappel. O objetivo é seguir o curso das águas, ultrapassando todos os obstáculos, nomeadamente rochas, cascatas, lagoas, ressaltos ou escorregas. Normalmente é praticado em rios e ribeiras de difícil acesso, onde a água é mais pura.
A descida em quedas de água é uma atividade vertical que combina o rappel em grandes alturas com o mergulho em águas geladas. Apesar de estar ao alcance de todos os interessados, o canyoning é uma atividade potencialmente perigosa que não deve ser praticada sem o apoio de uma pessoa com experiência. É necessário um bom conhecimento das quedas, das correntes e dos movimentos das águas, saber colocar corretamente as ancoragens e manejar a corda e, acima de tudo, estar atento aos imprevistos subaquáticos. Também é fundamental ter equipamento adequado, nomeadamente capacete, fato de neopreno e um boudrier, elemento essencial de ligação (através de correias de nylon colocadas à volta da cintura e das pernas ou também nos ombros e peito, na versão integral) do escalador à corda de segurança e que serve para o amparar em caso de queda.
Como referenciar: canyoning in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 15:13:05]. Disponível na Internet: