Capela da Igreja de São Pedro

Capela de estilo renascentista anexa à Igreja de São Pedro onde se encontram depositados os restos mortais de Damião de Góis.
Situa-se na zona alta da vila de Alenquer e foi construída em 1940, tendo-se aproveitado para a sua edificação elementos estruturais e decorativos da antiga Igreja de Santa Maria da Várzea que, por causa do terramoto de 1755, tinha vindo a ficar em ruínas. A sua capela-mor foi reedificada por Damião de Góis no século XVI.
Possui planta quadrangular com contrafortes nos dois cunhais exteriores, interior com acesso por arco pleno sobre pilastras e cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas e bocetes decorados. De frente tem mesa de altar em alvenaria rebocada sem qualquer decoração. No pavimento encontra-se a laje sepulcral de Damião de Góis e na parede lateral esquerda uma pedra com as armas do humanista e da sua mulher, Joana de Hergem.
É classificada como Imóvel de Interesse Público.
Como referenciar: Capela da Igreja de São Pedro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 02:54:07]. Disponível na Internet: