Capela de S. Pedro das Águias

Encravada entre a planura e as íngremes colinas das terras de Tabuaço, nas margens do Rio Távora, surge surpreendente e plena de sobriedade a pequena Capela de S. Pedro das Águias, templo românico do século XII ligado a lendárias histórias de cavalaria e revelando-se como um dos melhores testemunhos da arte medieval do distrito de Viseu.
Já neste século, a Direção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais (D.G.E.M.N.) realizou um importante trabalho de conservação e restauro das antigas e arruinadas estruturas graníticas do pequeno e singelo monumento românico. O pequeno eremitério apresenta uma planta simples, constituída por dois módulos retangulares, de diferente dimensão e que correspondem ao corpo e à sua cabeceira. A fachada principal abre para a imensa penedia granítica. A frontaria da capela é rasgada por um rústico e belo portal românico de duas arquivoltas profundas e decoradas, com elegante cercadura e tímpano preenchido por motivos vazados de laçarias. Estas apoiam-se em quatro relevadas esculturas zoomórficas, assentando sobre duplo conjunto de dois colunelos com graciosas impostas e capitéis esculpidos.
No lado virado a norte, pode observar-se uma porta lateral, de menores dimensões, formada por arco e cantarias vasadas, rudemente esculpidas com motivos geometrizantes e de cariz vegetalista, notando-se ainda no seu tímpano o baixo-relevo de um "Agnus Dei". Ao longo da cornija do corpo e da cabeceira corre uma série de cachorros esculpidos, com motivos fitomórficos, antropomórficos ou animalistas, alguns deles revelando um simbólico sentido satírico.
O interior é escassamente iluminado por uma série de sete frestas abertas nas paredes da capela. Destaque para o seu poderoso arco triunfal, ultrapassado e moldurado por robustas aduelas relevadas, e assente em duas curtas e possantes colunas com capitéis esculpidos.
Como referenciar: Capela de S. Pedro das Águias in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 17:15:41]. Disponível na Internet: