Capela-mor do antigo Convento de São Bernardino

O Convento de São Bernardino pertencia à ordem franciscana e ficava localizado num local ermo e solitário da freguesia de Câmara de Lobos.
A sua edificação terá ficado a dever-se a Gil de Carvalho, frade franciscano, que se deslocou do continente para a Madeira para viver como eremita. Também ali viveu e morreu Frei Pedro da Guarda, a quem o povo apelidou de Santo Servo de Deus. O Convento tornou-se, por isso, um centro de atração para muitos devotos e romeiros. A Igreja do antigo Convento de São Bernardino foi reconstruída por volta do ano de 1763, data que se encontra gravada no alto do frontispício. Uma reconstrução que se impunha depois da enchente da ribeira que destruiu o pequeno templo e parte do convento.
A capela-mor da nova igreja foi fundada por Rui Mendes de Vasconcelos e serviu, durante muitos anos, de jazigo privativo dos seus descendentes.
A expulsão das ordens religiosas do convento acabaria por provocar a rápida ruína da igreja que foi, há alguns anos, totalmente restaurada.
Como referenciar: Capela-mor do antigo Convento de São Bernardino in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-14 23:58:02]. Disponível na Internet: