capital

Conceito económico que corresponde ao conjunto dos bens utilizados na atividade produtiva, com um objetivo reprodutivo. É um dos fatores de produção que a teoria económica classicamente considera.
Existem dois tipos de capital:
- o capital financeiro, compreendendo a moeda e outros valores mobiliários; - o capital técnico, correspondente ao conjunto de bens de produção que possibilitam que se produza bens de consumo. São capital técnico o capital circulante (bens que são utilizados em apenas um processo produtivo; por exemplo, as matérias-primas) e o fixo (aqueles que são passíveis de utilização em mais do que um processo produtivo, que pertencem ao imobilizado das empresas; é o caso da maquinaria utilizada na produção).
Numa outra aceção, o termo capital refere-se ao montante de fundos colocados à disposição de uma empresa pelos seus sócios, quer seja no início da vida da empresa (capital social), quer durante o desenrolar da sua atividade (aumentos de capital por entrada de dinheiro).
O capital social toma essa designação por ser o capital da sociedade comercial. Não deve, no entanto, ser confundido com os capitais próprios da empresa, já que estes são mais abrangentes: incluem o capital social, as reservas e os resultados (líquidos e transitados). São a totalidade dos fundos que estão na empresa e que lhe pertencem.
Como referenciar: capital in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 11:10:19]. Disponível na Internet: