Capricórnio

Constelação e décimo signo do Zodíaco, o seu período decorre entre 22 de dezembro e 19 de janeiro. Capricórnio, cujo símbolo é uma cabra, tem por elemento a Terra, tal como Touro e Virgem. Os signos Terra são práticos, nomeadamente no modo como interpretam o mundo. Capricórnio é também um dos signos cardeais, juntamente com Carneiro, Caranguejo e Balança.
Saturno é o planeta que domina Capricórnio. Como figura da mitologia grega, tem equivalente em Cronos, foi o pai de muitos deuses romanos, nomeadamente de Zeus. Saturno está relacionado com disciplina, trabalho e responsabilidade.
A cabra, símbolo de Capricórnio, sobe do litoral aos pontos mais altos da montanha, vencendo, determinada e sem desistir, os obstáculos que vão surgindo pelo caminho. Assim, os capricornianos são tidos por pessoas que nunca desistem. Simultaneamente são ambiciosos e só se dão por satisfeitos quando atingem determinado nível de poder e autoridade. Tal como respeitam o poder, a autoridade, as hierarquias e a tradição, dão importância à posição social e às aparências. Nessa caminhada, podem tornar-se materialistas e gananciosos. Consideram que vale a pena lutar por aquilo que vale a pena ter e, assim, acabam por dar bastante valor ao que foi obtido com muito esforço. Apreciam a segurança material pelo que não se furtam a trabalhar arduamente para alcançar esse estatuto. Inadvertidamente, dada a sua sede de sucesso, acabam por ser muito críticos com aqueles com quem convivem. Por norma, optam por ser gentis, até porque não é fazendo inimigos que atingem os seus objetivos.
Os nativos de Capricórnio são tidos como responsáveis, disciplinados, organizados, práticos, metódicos, cautelosos, sérios e pessimistas. São ainda distantes, tímidos e desajeitados, muitas vezes por serem extremamente responsáveis. Os capricornianos levam a vida de tal maneira a sério que sentem muita dificuldade em descontrair-se e divertir-se, o que origina que muitas vezes sejam pessoas solitárias. Por vezes, quando se deixam encurralar, podem ser duros e implacáveis.
Como referenciar: Capricórnio in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 18:36:03]. Disponível na Internet: