Caprimulgídeos

Família de aves da ordem das Coraciiformes, com 70 espécies, de hábitos noturnos que são capazes de viver em zonas extremamente quentes e inóspitas. São aves de asas e cauda compridas e plumagem macia. A plumagem de cor castanha apresenta nas regiões inferiores listas e as regiões superiores são salpicadas.
São exemplo de Caprimulgídeos o guacharo (Steatornis caripenses), o poto (Nyctibius griseus) e o João-corta-pau (Caprimulgus vociferus). São desta família os noitibós, caçadores de insetos que atuam durante o crespúsculo. Possuem cabeça grande com olhos alongados e bico curto. Boca muito grande, porque as comissuras se abrem quase até ao olho, e rodeada de cerdas. Voam com grande agilidade, capturando em voo insetos, geralmente, de maior tamanho que os que são caçados durante o dia pelas andorinhas e andorinhões.
A técnica de caça utilizada pelos noitibós consiste em voar com o bico muito aberto, formando uma espécie de funil ampliado pela série de cerdas dirigidas para a frente, aumentando assim a possibilidade de captação de insetos.
Algumas espécies de noitibós podem hibernar na estação desfavorável. Nessa situação a temperatura do corpo desce de 16 a 18 ºC abaixo do normal e o consumo de oxigénio é praticamente nulo e o coração bate muito lentamente.
Como referenciar: Caprimulgídeos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 22:35:13]. Disponível na Internet: