carboneto

Um carboneto é um composto de carbono e metais ou de carbono e de boro ou de silício.
Os verdadeiros carbonetos contêm o ião C4- como é o caso do composto Al4C3. Estes compostos são do tipo sal libertando metano em hidrólise, antigamente eram designados de metanetos.
Os compostos que contêm o ião C22- são também do tipo sal e são vulgarmente conhecidos como bicarbonetos. Estes originam etino (acetileno) por hidrólise e foram inicialmente designados de acetiletos.
Estes compostos são iónicos mas apresentam carácter de ligações parcialmente covalentes.
No caso do carboneto ser constituído por boro ou silício, estes carbonetos formam verdadeiros carbonetos covalentes, com estruturas moleculares muito grandes.
Alguns metais de transição (crómio, manganésio, ferro, cobalto e níquel) possuem um raio atómico pequeno que não permite que os átomos de carbono individuais ocupem os buracos intersticiais (buracos vazios entre os elementos). Formam-se então carbonetos nos quais o cristal do metal é distorcido e onde existem cadeias de átomos de carbono.
Estes compostos têm um comportamento intermédio entre carbonetos intersticiais e carbonetos iónicos.
Os carbonetos podem ser obtidos fazendo passar uma corrente de acetileno através de soluções dos sais metálicos ou também por reação dos elementos ou dos seus óxidos a alta temperatura. Ao primeiro grupo pertencem, por exemplo, os acetilenos de cobre e de prata e ao segundo o carboneto de boro e carboneto de silício.
Como referenciar: carboneto in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 11:34:46]. Disponível na Internet: