Carl Wernicke

Neurologista e psiquiatra alemão, Carl Wernicke nasceu em 1848, na cidade de Tarnowitz, na Prússia (hoje Tarnowskie, Polónia), tendo efetuado os seus estudos de Medicina nas universidades de Breslau (atual Wraclow), Berlim e Viena. Nestas duas últimas universidades foi discípulo de nomes como K. F. Westphal e de Theodor Meynert, que viriam a influenciar decisivamente o seu trabalho. Depois de exercer Medicina em Berlim, Wernicke dedicou-se à investigação e ao ensino, primeiro na Universidade de Breslau, entre 1870 e 1875, depois na Universidade de Berlim, até 1904, e finalmente, na Universidade de Halle, de 1904 e 1905.
Especialista em neurologia e psiquiatria, Wernicke ficará para sempre ligado à descoberta da "afasia", uma desordem do sistema nervoso central que afeta a capacidade para a comunicação oral e escrita. Tal descoberta deu lugar a enormes polémicas entre neurologistas e psiquiatras, na sequência, aliás, dos problemas e discussões que sempre levantou a questão das localizações cerebrais. Nesta matéria, o livro de Wernicke, Lehrbuch der Gehirnkrankheiten (Textbook of Brain Disorders), de 1900, constitui uma obra de referência no estudo da localização cerebral de doenças neurológicas.
Nesta e outras obras, Wernicke é responsável por um enorme avanço no conhecimento do funcionamento cerebral (refere, por exemplo, a predominância de um hemisfério cerebral sobre o outro), nomeadamente no que se refere às doenças do foro neurológico. Como investigador, Wernicke praticava uma pesquisa eminentemente analítica e baseava o seu trabalho numa conceção global-dinâmica da neurologia e da psiquiatria, encarando o indivíduo como uma totalidade, em que uma determinada doença o afeta sempre globalmente. Assim, Wernicke defendia o conceito de "psicose da unidade".
Carl Wernicke faleceu num acidente de automóvel, em 1905, perto de Halle (Alemanha), onde era professor na universidade local.
Obras importantes de Wernicke:
1874, Der aphasische Symptomenkomplex
1878, L'aphasie
1889-1900, Krankenvorstellungen aus der psychiatrischen Klinik in Breslau
Como referenciar: Carl Wernicke in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-17 09:44:41]. Disponível na Internet: