carlina

Designação comum de plantas herbáceas do género Carlina da família das Asteráceas.

A carlina Carlina racemosa é uma planta anual ou curtamente vivaz, de caule muito ramificado, cuja altura varia, geralmente, entre os 10 e 40 centímetros. As folhas podem atingir o comprimento de 10 centímetros e são estreitamente lanceoladas.

As flores são hermafroditas, com corolas pentalobadas, e dispõem-se em numerosos capítulos, mais ou menos sésseis, com oito a 15 milímetros de diâmetro, terminando os ramos nas falsas dicotomias do caule. O invólucro possui brácteas externas bastante maiores que as internas. A floração ocorre entre abril e julho.

Os frutos são aquénios com cerca de dois milímetros de comprimento e providos de papilho. A Carlina racemosa, também conhecida por cardo-asnil, encontra-se em locais áridos e charnecas.

São também conhecidas por carlina a Carlina acaulis e a Carlina salicifolia, também conhecida por cardo-branco. Outro exemplo de carlina é a Atriplex halimus, da família das Quenopodiáceas, conhecida por carlina-bastarda.



Como referenciar: carlina in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-22 21:49:27]. Disponível na Internet: