Carlos Ribeiro

Apresentador de televisão e de rádio nascido a 21 de outubro de 1950, em Lisboa.
No início da década de 70, começou a trabalhar na rádio tendo passado por estações como a Rádio Nacional, a Lezíria, a Metropolitana, a Rádio Comercial, a Rádio Renascença e a RDP.
Foi no início da década de 80 que começou a ganhar notoriedade, ao apresentar na Comercial programas como "O Clube Estéreo" e, principalmente, o "Café da Manhã". Entretanto, em meados da década de 70, Carlos Ribeiro começou também a trabalhar em televisão, na Radiotelevisão Portuguesa. No canal estatal esteve ativo em diversas áreas, tendo sido jornalista, apresentador de programas infantis e juvenis e, principalmente, de entretenimento. Aqui, tal como acontecia na rádio, o apresentador e locutor privilegiava a divulgação da música portuguesa, tendo programas dedicados em exclusivo às canções de produção nacional.
A partir de 1994, ainda na RTP, no Canal 1, apresentou o programa semanal "Made in Portugal", que passava aos fins de semana, ao início da tarde, dedicado a promover a música portuguesa, através da divulgação de tops de vendas de discos, da passagem de telediscos e de atuações ao vivo. O programa, geralmente associado à denominada música "pimba", conheceu um enorme sucesso, tendo sido transmitido consecutivamente durante seis anos. Foi um dos programas que mais contribuiu para a divulgação da música popular portuguesa.
No entanto, no ano 2000, Carlos Ribeiro mudou-se para o canal privado TVI, para onde foi inicialmente apresentar o concurso "Tic Tac Milionário". Mais tarde, deu a cara pelo programa "Cocktail Nacional", também dedicado à música portuguesa, seguindo-se a apresentação de "A Vida é Bela". Este último, transmitido diariamente à tarde na TVI, teve por objetivo mostrar casos positivos da vida, levando os protagonistas a contar as suas histórias felizes em estúdio.
Carlos Ribeiro é também frequentemente requisitado para apresentar galas televisivas, nomeadamente os programas de Natal dedicados a doentes internados em hospitais.
Como referenciar: Carlos Ribeiro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 08:37:58]. Disponível na Internet: