Carlos X

Rei da Suécia nascido em 1622, em Nyköping, e falecido em 1660, em Gotemburgo. Filho de João Casimiro, príncipe palatino do Reno, e de Catarina, filha de Carlos IX, Carlos X (Gustavo) subiu ao trono (1654-1660) quando a sua prima Cristina abdicou.
Em 1655, o rei da Polónia, João Casimiro, faz um protesto e Carlos Gustavo invadiu este país, vindo a derrotar o seu inimigo na batalha de Varsóvia, acabando depois desta batalha por conquistar todo o Reno em três meses. De seguida, dirige-se para a Dinamarca, que lhe tinha declarado guerra, e conquistou Holstein, Schleswig, a Jutlândia, cruzou os gelos do Pequeno Belt, chegando a Copenhaga, onde impôs a Paz de Roskilde (1658), acordo pelo qual lhe era cedida a Escânia e outras províncias, que a partir desta são integradas em território sueco. Pouco tempo depois, argumentando o incumprimento do tratado, volta a invadir a Dinamarca e, cercando Copenhaga, que no entanto não chegou a ser tomada. Quando preparava um novo ataque, teve morte súbita em frente de Gotemburgo.
Como referenciar: Carlos X in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-19 07:46:34]. Disponível na Internet: