Caro

Imperador romano (?-283) entre 282 e 283, destacou-se no seu curto reinado por energéticas e vitoriosas campanhas no Oriente contra os Persas.
Marco Aurélio Caro foi aclamado imperador ainda antes, no entanto, da morte de Probo. Com o posterior assassinato deste último pelas tropas de Caro, evitou-se uma guerra civil que parecia iminente com a existência de dois imperadores. Caro, de que pouco se sabe ao certo sobre sua vida até chegar ao título imperial, nasceu provavelmente na Gália. Terá desempenhado vários cargos civis e militares, alcançando o poderoso e influente cargo de Prefeito do Pretório no reinado de Probo.
Quando se tornou imperador, todas as suas atenções se voltaram para as campanhas romanas contra os Persas, não deixando também de derrotar os Quados e os Sármatas. As campanhas vitoriosas de Caro contra os Persas acabaram por os afastar definitivamente das fronteiras romanas no Oriente. Caro chegou mesmo a conquistar a cidade de Selêucia, um importante bastião persa. Prosseguindo as suas campanhas no Oriente, acabou por aí falecer, nos arredores de Ctesifonte (Irão), vítima, segundo se crê, de um raio. Caro é por isso um dos raros imperadores romanos do sangrento século III que não morreu assassinado.
Como referenciar: Porto Editora – Caro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-12-08 02:46:42]. Disponível em