carroça (simbologia)

Enquanto veículo de quatro rodas, a carroça, ou a sua representação mais nobre, a carruagem, distinguem-se do carro pelo seu conteúdo, que pode ser valioso e importante ou absolutamente fútil. Este veículo simboliza também o poder de transformação exterior e interior, como no caso de Cinderela, transformada numa princesa e levada para um palácio através da abóbora transformada em carruagem.
Nos contos de Perrault, as fadas têm duas carruagens que são utilizadas consoante se trata de fazer boas ações ou más ações e são puxadas ou por pombas brancas ou por corvos negros. No conto de Cinderela, a abóbora transforma-se numa carruagem luxuosa e os ratinhos em belíssimos corcéis e aqui o veículo é o meio de transformação de uma realidade de sofrimento num sonho maravilhoso e efémero que apenas dura até à décima segunda badalada da noite. No mundo das fadas, a carroça e a carruagem podem trazer tanto a felicidade como a infelicidade, dependendo da intenção de quem as conduz e do momento a que correspondem. Jeronimus Boch representa num dos seus quadros um carro de feno rodeado de padres que dele se pretendem apoderar, simbolizando os benefícios e as oferendas. O ditado holandês relacionado com a condução de uma carroça de feno significa a importância dada a coisas e questões fúteis e sem importância. Mas em França, o feno tem na simbologia popular o significado do dinheiro ganho por meios ilícitos e rápidos. Na lenda de Alexandre, ele conduz uma carruagem puxada por duas aves gigantes pelos céus para descobrir onde a Terra e o Céu se encontram, significando o sucesso e a superioridade.
No âmbito das cartas de Tarot, a carroça surge como um meio de evolução. Na carta O Amoroso, a carroça apresenta quatro colunas, duas azuis e duas vermelhas, situadas nos quatro extremos do veículo, e é puxada por dois cavalos, um azul e o outro vermelho, que, embora olhem para o mesmo lado, parecem puxar em direções contrárias, simbolizando a indecisão e a necessidade de uma escolha. O condutor que domina e conduz a carroça também consegue resolver os problemas e encontrar as soluções de problemas difíceis através da sua força de vontade. A carroça simboliza também o destino, já que, embora a sua condução possa ser controlada pelo homem, ela necessita de um trilho, uma estrada ou de um caminho que muitas vezes conduz ao desconhecido ou apresenta surpresas inesperadas.

Como referenciar: carroça (simbologia) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 03:14:49]. Disponível na Internet: