Carvalho Rodrigues

Licenciado em Física e doutorado em Engenharia Eletrotécnica, Fernando Carvalho Rodrigues nasceu em 1947, em Casal de Cinza, uma aldeia do distrito da Guarda. Com poucos meses de idade veio com os pais para Lisboa, onde frequentou a escola primária da Voz do Operário e posteriormente o liceu Gil Vicente, tendo aí sido distinguido, pelas suas boas classificações, como aluno do 'quadro de honra'.
Entre 1964 e 1969, Carvalho Rodrigues frequentou a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde se licenciou em Física, com especialidade em Ótica e Optoelectrónica. Mais tarde, doutorou-se em Engenharia Eletrónica, em Inglaterra. Dando curso a um projeto de longa data, pessoal e do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, Carvalho Rodrigues, na altura diretor do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI), liderou (exercendo as funções de coordenação e dando resolução a aspetos económico/financeiros e legais, nomeadamente à ligação com a Organização das Nações Unidas) o consórcio que criou o primeiro satélite português - o Posat I. Este consórcio integrava um conjunto de diversas instituições, como os já citados INETI e o Instituto Superior Técnico, a Marconi, a Alcatel, a Efacec, as OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico), a Cedintec e a Universidade da Beira Interior. Tinha como objetivo primordial colocar em órbita o primeiro de uma rede nacional de engenhos espaciais. A data de lançamento do Posat I foi a 25 de setembro de 1993, da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa, a bordo do foguetão europeu Ariane.
Em 1997, Carvalho Rodrigues libertou-se dos cargos burocráticos e de direção que lhe estavam confiados, dedicando-se à docência e à investigação na Faculdade de Ciências. O professor publicou Ontem um anjo disse-me e, posteriormente, A Idade do Tempo.
Como lema de vida, Fernando Carvalho Rodrigues adotou a divisa da Academia de Ciências de Lisboa: Nisi utile est quod facimus stulta est gloria ("A glória é vã se o que fizermos não for útil").
Como referenciar: Carvalho Rodrigues in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 18:07:55]. Disponível na Internet: