cash-flow

O termo inglês cash-flow tem sido alvo de variadas interpretações, de acordo com o contexto em que se encontra inserido. As duas que comportam rigor referem-se de seguida.
Em sentido literal, cash-flow significa fluxo de caixa. É, pois, a diferença entre os cash-inflows (entradas de caixa) e os cash-outflows (saídas de caixa). Desta forma, trata-se de um conceito puramente financeiro (aquilo que se recebe durante um dado período de tempo, subtraído do que se paga nesse mesmo período).
Uma outra aceção que a expressão frequentemente toma é referente ao seu sentido económico. De acordo com este conceito, cash-flow é a soma de três parcelas: resultados líquidos retidos na empresa, amortizações do exercício e provisões do exercício. Representa o excedente financeiro líquido da atividade anual (soma do lucro apurado com os custos que não implicam desembolso). É, portanto, uma definição equivalente à de meios libertos totais retidos (autofinanciamento).
Como referenciar: cash-flow in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-26 07:50:44]. Disponível na Internet: