Castelo de Frontenac

O castelo de Frontenac situa-se na parte alta da cidade do Quebeque (Canadá), dominando toda a parte baixa da cidade. O local onde está implantado é um dos pontos mais interessantes, o Dufferin Terrace, passeio aberto em 1879, com 450 m de largura. O castelo de Frontenac, com uma magnífica vista sobre o rio, ocupa o lugar do antigo forte de Saint-Louis onde morreu Louis de Buade, conde Palluau e de Frontenac. Este antigo castelo, residência dos antigos governadores franceses, foi vítima de um incêndio em 1834.
O castelo de Frontenac foi erigido pela companhia de caminhos de ferro Canadian Pacific segundo o modelo arquitetónico de um velho castelo francês. De facto, a sua conceção, nomeadamente ao nível das torres redondas, dos pináculos que ornam os telhados inclinados e da volumetria exterior, evoca recordações dos castelos que povoam a região do Loire e que para aqui foram importadas. Apesar destas características "europeias" o castelo está perfeitamente adaptado à cidade. Fronteira ao castelo está a Place d'Armes praça onde têm lugar cerimónias militares.
Como referenciar: Porto Editora – Castelo de Frontenac na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-23 21:51:04]. Disponível em