Castelo e Muralhas de Marialva

A construção do castelo e das muralhas de Marialva, concelho de Meda, data dos séculos XII a XIV.
Este conjunto constitui um aglomerado estruturado em função do dispositivo militar,
distinguindo-se dois núcleos muralhados: a cidadela, localizada estrategicamente no ponto mais elevado, e o núcleo civil ou urbano. A cidadela, polo exclusivamente militar, integra a torre de menagem, três torres defensivas e comunica com a vila por duas portas.
No núcleo urbano muralhado, podemos encontrar dois polos distintos: o administrativo, que congrega o pelourinho e a antiga Casa da Câmara, o Tribunal e a Cadeia, e o religioso, constituído por duas igrejas e um cemitério.
Atualmente, pouco resta desta fortaleza que se encontra quase integralmente em ruínas, à exceção dos templos. A sua localização em penhascos de difícil acesso, por motivos militares, terá contribuído em grande parte para o seu crescente abandono que se começou a verificar, com maior incidência, a partir da segunda metade do século XVIII.
A formalização de um protocolo entre o IPPC e o município de Meda, em 1986, possibilitou a realização de obras de recuperação e beneficiação.
Como referenciar: Castelo e Muralhas de Marialva in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 11:53:15]. Disponível na Internet: