categoria social

Uma categoria social consiste num agrupamento estatístico de indivíduos, constituído com base na existência de uma ou mais características (indicadores) comuns entre eles. Os indivíduos que compõem uma categoria não estabelecem entre si, e no seu conjunto, qualquer tipo de contacto ou de comunicação, embora alguns deles se possam conhecer e estabelecer contacto entre si. Por exemplo, o conjunto dos indivíduos do sexo feminino nascidos em Portugal no ano de 1998 constitui uma categoria social. Esses indivíduos foram agregados num mesmo conjunto porque partilhavam três características comuns: o sexo biológico, o país onde nasceram e o ano de nascimento. No entanto, não se conhecem todos uns aos outros nem interagem todos entre si, embora alguns deles o possam fazer.
As categorias sociais constituem uma base para o trabalho científico, mas, de certa forma, só existem em abstrato, isto é, resultam de um processo de abstração e construção do investigador e, nesse sentido, não se apresentam como entidades específicas imediatamente visíveis para o observador. No entanto, para terem validade científica, têm de ter uma base real, isto é, o conjunto de indivíduos que o investigador agregou com base em determinado(s) critério(s) tem de existir na realidade e tem de possuir as características escolhidas.
As categorias utilizadas pelo investigador no seu trabalho são construídas com base num conjunto de pressupostos, a partir de determinado ponto de vista sobre a realidade, e destinadas a certos fins - é o caso, por exemplo, das categorias que encontramos estabelecidas nas estatísticas oficiais. Para utilizar, bem como para construir, as próprias categorias, o investigador tem, portanto, de efetuar um trabalho crítico de "desconstrução" de uma realidade que se apresenta como tendo validade em si própria, isto é, tem de conhecer aqueles critérios e aquele ponto de vista para poder perceber qual o significado e qual a validade das categorias, sabendo que a utilização de indicadores diferentes dará origem a resultados diferentes.
A categoria social, em si mesma, nada diz ao investigador: para perceber o seu significado é necessário proceder a um trabalho de análise, interpretação e comparação de informação.
Como referenciar: categoria social in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-18 12:52:47]. Disponível na Internet: