Cathy Hardwick

Estilista sul-coreana, nascida em 1933, em Seul, fez a sua carreira no mundo da moda depois de se ter mudado para os Estados Unidos da América. Na sua juventude, quando ainda utilizava o nome de batismo Kasuk Surh, estudou música no seu país natal e, posteriormente, no Japão. Mas, na década de 60 mudou-se, definitivamente, para os Estados Unidos, tendo ido viver para o estado da Califórnia. No seu novo país, Cathy Hardwick sentiu grandes dificuldades em encontrar roupa confortável e com estilo que pudesse utilizar, como fazia quando vivia no Oriente. Assim, quase sem alternativa, começou a desenhar vestuário para si e, consequentemente, para os seus amigos. As roupas por si criadas chamaram desde logo a atenção de pessoas ligadas ao meio da moda e a grandes estabelecimentos. Assim, armazéns como a Bloomingdale's e a Joseph Magni encomendaram coleções a Hardwick, que rapidamente se tornaram um enorme sucesso de vendas.
Ainda durante os anos 60, Cathy Hardwick, nome que adotou nos EUA, abriu a primeira loja própria para vender as suas criações. O estabelecimento abriu portas na cidade de São Francisco, onde iniciou assim a sua carreira de designer freelancer. O negócio da estilista nascida na Coreia do Sul cresceu rapidamente e com consistência e a criadora acabou por se mudar para Nova Iorque. Nesta cidade, Cathy Hardwick fundou a sua empresa em 1972. A estilista notabilizou-se ao criar pronto-a-vestir audacioso e espontâneo, com a particularidade de as etiquetas das peças de roupa ostentarem apenas o nome Hardwick. Uma das características que mais destacou Cathy Hardwick entre os estilistas norte-americanos foi a sua capacidade para fazer um manuseio muito criativo da seda. A criadora faz uma mistura entre o oriente e o ocidente e a roupa tradicional da Coreia do Sul serviu de inspiração a muitos dos cortes que apresentava.
Cathy Hardwick tornou-se uma referência da moda norte-americana e pelo seu atelier de criação passaram alguns jovens estilistas com pretensões de se impor no mercado. Tom Ford, que viria a dirigir a Gucci, foi um deles, tendo estagiado na casa Hardwick em 1986.

Como referenciar: Cathy Hardwick in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:21:31]. Disponível na Internet: