cátodo

O cátodo é a designação atribuída ao elétrodo negativo de uma fonte elétrica de alimentação.
Em química, corresponde ao elétrodo negativo na eletrólise (célula eletrolítica), para o qual os iões positivos (catiões) normalmente são atraídos. O elétrodo positivo designa-se por ânodo.
Nos instrumentos eletrónicos, o cátodo é a parte que produz eletrões. É, aliás, a partir do cátodo que no interior destes instrumentos os eletrões fluem. Os instrumentos eletrónicos podem ser válvulas termoiónicas, onde os eletrões são produzidos pelo efeito calorífico de uma corrente aplicada; fotocélulas, onde os eletrões são produzidos pela interação da luz com um material semicondutor ou certos instrumentos como o fotomultiplicador, onde se geram fotoeletrões por efeito fotoelétrico.
O cátodo é mantido negativo em relação aos outros elétrodos do dispositivo (ânodos) para garantir que os eletrões libertados fluam do cátodo para o ânodo.
Contudo, numa pilha primária ou secundária, o cátodo é o elétrodo que espontaneamente se torna negativo durante a descarga, e, portanto, a partir do qual os eletrões são emitidos.

Como referenciar: cátodo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 11:51:20]. Disponível na Internet: