cefalocordados

Grupo dos protocordados, cuja corda dorsal, permanente, se estende ao longo de todo o corpo. Este grupo, subfilo dos cordados, compreende cerca de 30 espécies de animais semelhantes a peixes denominados em geral por anfioxo. Encontram-se nas costas tropicais e temperadas. De corpo achatado dorsoventralmente, podem atingir o comprimento de 100 milímetros. Os anfioxos enterram-se nas areias movediças, muito limpas, das águas costeiras pouco profundas, deixando a descoberto só a posição anterior do corpo. De vez em quando emergem para nadar mediante movimentos laterais, muito rápidos, do corpo. O anfioxo tem especial interesse biológico porque mostra, simplificados, os caracteres diferenciadores dos cordados.
Os cefalocordados distinguem-se dos representantes dos outros subfilos dos cordados porque: A corda dorsal estende-se ao longo de todo o corpo e persiste toda a vida; as fendas branquiais são funcionais.
Embora o anfioxo seja usualmente considerado o representante primitivo dos cordados, muitos biólogos admitem que se trata de uma forma degenerada de um peixe primitivo e não o representante primitivo do filo, que, provavelmente, teria sido um urocordado ou tunicado.
Como referenciar: Porto Editora – cefalocordados na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-16 09:58:29]. Disponível em