Celastráceas

Família de dicotiledóneas que se distribui por cerca de 55 géneros e cerca de 850 espécies. As plantas desta família são árvores, arbustos ou lianas.
As Celastráceas (Celastraceae) encontram-se distribuídas por todos os continentes, mas são especialmente diversificadas na região tropical e subtropical. Na Península Ibérica só se encontram as do género Euonymus. As folhas são simples, inteiras ou recortadas, alternas ou opostas e peninérveas. Por vezes, estão reduzidas a pequenas escamas. As estípulas podem ou não estar presentes.
As flores dispõem-se em cimeiras ou fascículos, com um característico disco nectarífero bem desenvolvido. São hermafroditas ou, ocasionalmente, unissexuais. O cálice é gamossépalo, normalmente formado por quatro ou cinco sépalas livres ou ligeiramente unidas. A corola apresenta quatro a cinco pétalas livres. O número de estames é igual ao número de pétalas, dispondo-se alternadamente em relação a estas. O gineceu com dois a cinco carpelos. Ovário súpero ou semi-ínfero e com dois ou mais óvulos por lóculo.
Os frutos podem ser do tipo cápsula, baga ou drupa. As sementes são, de uma maneira geral, vivamente coloridas. No caso da espécie Euonymus europaeus , que é um arbusto indígena europeu, as sementes têm um invólucro de cor vermelho-alaranjada.
Como referenciar: Celastráceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 10:55:01]. Disponível na Internet: