célula fotoelétrica

Uma célula fotoelétrica, também designada por fotocélula, consiste numa qualquer variedade de dispositivos que produz um sinal elétrico como resposta à exposição à radiação eletromagnética. As fotocélulas dividem-se em células fotocondutoras (aquelas em que a resistência varia com a iluminação incidente e que são fabricadas a partir do selénio, germânio, sulfureto de chumbo, entre outros) e em células fotovoltaicas (formadas por um material semicondutor evaporado sobre um metal base e que na região de junção formam uma barreira de potencial).
As fotocélulas originais utilizavam a fotoemissão a partir de um cátodo fotossensível (o fotocátodo). Os eletrões emitidos eram atraídos por um ânodo. Um potencial positivo no ânodo permite uma circulação de corrente através de um circuito exterior, sendo a intensidade da corrente diretamente proporcional à intensidade de iluminação do cátodo. Os elétrodos encontram-se fechados em tubos de vidro onde se realiza o vácuo.
Os dispositivos mais recentes, sensíveis à luz, utilizam o efeito fotocondutor e o efeito fotovoitaico.
Como referenciar: célula fotoelétrica in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-23 06:20:05]. Disponível na Internet: