Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG)

O Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG) foi criado em 1990, tendo-lhe sido cometida, entre outras, a tarefa de coordenar e desenvolver o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG).
Em 1994, foi incluído no Programa de Assistência Técnica do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), do QCA II (2.o Quadro Comunitário de Apoio), com o objetivo de obter financiamento para apoiar o desenvolvimento de uma ação global destinada simultaneamente a implementar a rede do SNIG e a apoiar a constituição e a utilização de SIGs locais e sua inserção nesta rede.
Reconhecido oficialmente pela Comissão Europeia, o CNIG tomou a dianteira no processo de constituição das infraestruturas de informação geográfica na Europa, ao conceber, criar e desenvolver um sistema que integrará a totalidade das entidades produtoras de informação relacionada com a geografia que, em Portugal, concordarem em aderir ao processo de modernização que constitui a disseminação da informação produzida através das "autoestradas" da informação.
Além de promover a implementação do SNIG, o CNIG desenvolve ainda atividades de investigação por contrato, decorrentes da aprovação de candidaturas em concursos de âmbito nacional e internacional e de solicitações de entidades interessadas em estudos específicos, no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao planeamento e ao ordenamento do território e à modelação de fenómenos espacialmente distribuídos, com especial incidência nos fogos florestais, assim como nos domínios da deteção remota e do processamento digital de imagens, e das tecnologias multimédia aplicadas ao ordenamento do território e ao ambiente.
Como referenciar: Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 20:58:45]. Disponível na Internet: